Projeto Interdisciplinar enfoca aspectos do Carnaval
Talvez, poucas pessoas tenham ouvido falar em “interdisciplinaridade”, proposta de trabalho desenvolvida pelo Instituto Atlântico de Ensino para abordar os vários aspectos de um mesmo tema. Neste primeiro trimestre, o foco das atenções relacionado à interdisciplinaridade em sala de aula envolveu os alunos e todos os professores dos Ensinos Fundamental I e II numa aventura fascinante de pesquisa sobre o Carnaval.
Projeto Carnaval: “Um Mergulho na Folia” .
Foi este o nome dado ao conjunto de ações que movimentou a turma durante as duas semanas que antecederam o Carnaval.
Neste período, todas as disciplinas adequaram suas atividades de forma que o conteúdo do aprendizado fosse transmitido através de exemplos práticos capazes de revelar as diversas facetas de uma das maiores manifestações populares do país.
“A interdisciplinaridade é uma experiência interessante por que exercita também o poder criativo do professor”, avalia Rosângela Rizollo Camolese, diretora do Atlântico. Ela lembra que a grade curricular não foi alterada pelo Projeto. “Nós transmitimos aos alunos todos os conceitos programados para este primeiro trimestre, só que as atividades em sala, assim como as de casa, foram todas relacionadas ao Carnaval”, explica.
Rosângela defende a iniciativa, analisando que esta forma de trabalho estimula a criatividade e a capacidade de análise do aluno que, segundo ela, aprende a observar a aplicação prática da teoria transmitida em sala de aula durante seu cotidiano.
Ela garante que, depois do Projeto, o aluno torna-se capaz de compreender que o desfile de uma escola de samba reúne conceitos ligados, por exemplo, à matemática, quando avalia-se a quantidade de integrantes da escola ou os gráficos estatísticos das premiações; de história, quando questiona-se a origem do Carnaval; de português, ao analisar-se um samba-enredo; e de ciências, quando o aluno fabrica fantasias com materiais recicláveis. “Foi o que aconteceu no encerramento do Projeto Carnaval, durante o desfile promovido no Atlântico pela Escola de Samba União da Vila Rezende, que gentilmente atendeu nosso convite”.
Segundo Rosângela, a proposta de trabalho é tão rica e diversificada que sua equipe já está se organizando para aplicar a interdisciplinaridade também no segundo e terceiro trimestres, quando os alunos trabalharão os vários aspectos das Festas Juninas e da Primavera.
Artigo publicado em Mergulhando, ano II - nº 3 - março/abril de 2003.
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