APRESENTAÇÃO

É a Entrudeira na Avenida! 

Entrudo em Porto Alegre em 1880
Jogo do entrudo em Porto Alegre.
Chora cavaco, esquenta bateria e como o carnaval já está aí, resolvi também pegar meu limão de cheiro. Eis que surge o blog da Entrudeira.
Um espaço destinado ao carnaval, para o estudo, para o conhecimento e, é claro, para a alegria e o deleite. 

Quem sou eu?

Caroline Leal
Professora|Historiadora
Pesquiso a história do carnaval de Porto Alegre, do século XIX e início do XX, a partir da ótica da História das Mulheres e das Relações de Gênero. 

Embora desconhecesse o termo, quando criança entrei em contato com as brincadeiras de entrudo nos carnavais de Laguna/SC. O tempo passou e, quase sem querer, descobri os encantos de estudar  o carnaval! Descobri que entrudeiras foram mulheres que reafirmaram o seu direito de participar ativamente da festa; que através do entrudo elas assumiam uma postura de liderança e de libertação das normativas sociais que pregavam o recato e o pudor como virtudes femininas, estabelecendo uma tensão nas relações de poder que permeiam a construção dos gêneros.

Eis a Entrudeira!

Atualmente, A Entrudeira atua como espaço de história pública e divulgação científica, dedicado à história do carnaval de Porto Alegre, articulando pesquisa acadêmica, análise de fontes históricas e escrita acessível.

Contatos e perfis acadêmicos

 ORCID
 aentrudeira@gmail.com



Leia mais: A Entrudeira

Post a Comment