A história e as comemorações do carnaval


 Livia Fagundes Neves
Andréa Vassallo Fagundes
Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Inicial
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Tema: Língua escrita: prática de leitura; Língua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esta aula possibilitará ao aluno:
Reconhecer a história do carnaval contada a partir de um texto informativo;
Realizar leituras através de um texto sobre a história do carnaval;
Desenvolver a habilidade de pesquisar um tema proposto como o carnaval, no que diz respeito à variedade de costumes em torno dessa festa;
Desenvolver a oralidade a partir da apresentação de trabalhos sobre o carnaval em diferentes regiões do Brasil.


Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Será necessário que o aluno já esteja alfabetizado e que tenha noções geográficas a respeito da localização dos estados brasileiros.


Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Para iniciar a aula, o professor apresentará a palavra ENTRUDO e deixará que as crianças a conceitue. Caso nenhuma criança saiba o seu significado, ela registrará no quadro:
Entrudo = Uma festa ocorrida em Portugal, que acontecia no período anterior à quaresma e que tinha como costume, jogar farinha e ovos uns nos outros.
 Em seguida, entregará o seguinte texto informativo para os alunos:

História do Carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo  português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade, sentido esse que permanece até os dias de hoje.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Esses últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se " Deixa Falar" e foi criada pelo sambista carioca Ismael Silva. Anos mais tarde a " Deixa Falar " transformou-se na escola de samba "Estácio de Sá". A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem às ruas durante o carnaval, no ritmo do frevo e do maracatu.  Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval. Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi
Texto retirado do site: http://www.suapesquisa.com/carnaval/ 

Momento 2
Após uma leitura individual, os alunos discutirão questões a respeito do texto, através do seguinte roteiro de leitura em grupo:

Responda às perguntas abaixo, discutindo-as com seus colegas de grupo.
1) Segundo o texto, o que é o carnaval? (Uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo.)
2) Vocês concordam com o conceito de carnaval  do texto? Para vocês o que é carnaval? (Resposta pessoal)
3) Qual é a origem do carnaval? (Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha.)
4) Quando e como surgiu a primeira escola de samba? (A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. )
5) Como é o carnaval em Recife? (Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem às ruas durante o carnaval, no ritmo do frevo e do maracatu.  Os desfiles de bonecos gigantes são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.)
6) Como é o carnaval em Salvador? (Nessa cidade são comuns os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.)
7) Vocês conhecem o carnaval de algum estado do Brasil? Qual? Conte como acontece essa festa lá. (Resposta pessoal)
8) Vocês gostariam de saber como outros estados do Brasil celebram o carnaval? Em caso afirmativo, qual região instiga sua curiosidade? (Resposta pessoal)


Momento 3
Após um tempo para a discussão, acontecerá a apresentação dos grupos e um dos membros  poderá ler as respostas, as quais serão entregues, por escrito. 
O professor ouvirá as respostas e conduzirá às discussões, corrigindo oralmente alguma questão, caso seja necessário.

Momento 4
O professor pedirá para os mesmos grupos realizarem uma pesquisa a respeito do carnaval  em várias regiões do Brasil, partindo da discussão da questão 9 e do roteiro de leitura realizado.
A partir das curiosidades dos alunos, apontadas no momento da correção da atividade, o professor os incentivará a pesquisarem, como tarefa de casa, a respeito dos costumes em relação ao carnaval de alguma região do Brasil.
Essa pesquisa deve ser orientada. Exemplo:
- qual o grupo que pesquisará e apresentará os costumes de um determinado estado brasileiro;
- os prazos para a pesquisa e os dias da apresentação;
- a forma como os grupos irão apresentar a pesquisa: através da seleção de um texto, de gravuras, cartazes, vídeos e\ou outros recursos a combinar  (reto projetor ou data show, dependendo do público e das condições da escola);
- o tempo das apresentações de cada grupo;
- a apresentação de um trabalho escrito a ser entregue com a pesquisa realizada;
- a fonte de pesquisa que poderá ser internet, livros e\ou entrevistas com familiares, amigos ou pessoas de outras regiões;
- o encontro dos integrantes dos grupos em horários fora da aula;
Observação: Os estados do Brasil, as quais poderão ser pesquisadas são:  Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, etc.

Momento 5
No dia estipulado, os grupos apresentarão os costumes de cada estado brasileiro e o professor os observará, conduzindo essa apresentação e ajudando os alunos a transmitir as informações contidas na pesquisa.


Recursos Complementares
Algumas informações a respeito do carnaval em diferentes regiões podem ser encontradas no site abaixo, caso o professor queira se informar ou ajudar algum grupo na pesquisa:

Avaliação
O professor observará se os alunos conseguiram trabalhar em grupo, através, primeiramente, da elaboração das respostas do roteiro de leitura e, em seguida, na apresentação da pesquisa e na execução do trabalho escrito.
Verificará também as habilidades de escrita dos alunos através da correção do roteiro e do tabalho escrito sobre a pesquisa.
Avaliará se os alunos foram capazes de pesquisar a respeito dos costumes do estado brasileiro solicitado ou se tiveram dificuldades de acesso às informações.
E por fim, atentará para a desenvoltura da linguagem oral dos alunos no momento da apresentação, verificando se eles foram capazes de sintetizar as informações e transmitirem de forma clara.

Plano de aula retirado do Portal do Professor, no site do Ministério da Educação