Carnaval Porto Alegre 2022. Carnaval Enfoco, Japa Fotografia. |
E finalmente fez-se a luz e o carnaval! Depois de um período pré-carnavalesco de 800 dias (!!!), o porto-alegrense pôde se reencontrar com a folia. Incrível imaginar que a última escola de samba que havia desfilado no Complexo Cultural do Porto Seco fora a Bambas da Orgia, na já longínqua manhã de 8 de março de 2020 (Dia Internacional da Mulher). Portanto, em um intervalo interminável de 800 dias!
Logo após o final do carnaval de 2020 o planeta conheceu uma doença infecciosa surgida na China com graves consequências no contexto universal. No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus. A doença ganhou o nome de Covid-19 e o resto todos sabem o que aconteceu.
O cenário carnavalesco virou do avesso: desfiles fora de época cancelados em várias cidades, quadras de ensaios fechadas, eventos suspensos, trabalhadores (principalmente os da área artística e de eventos) sem trabalho. O ano de 2021 passou em branco em termos de desfiles e 2022 iniciou sem a garantia da realização da festa devido ao aumento de casos e internações por Covid-19.
Diante desse cenário, a decisão foi adiar os desfiles carnavalescos para o feriado de Tiradentes, no mês de abril (São Paulo e Rio de Janeiro) e dias 6, 7 e 8 de maio (Porto Alegre).
E podemos dizer que Porto Alegre foi privilegiada nesse sentido. Dos 496 municípios que formam o estado do Rio Grande do Sul, apenas quatro cidades realizaram desfiles de escolas de samba: Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Cruz Alta e a capital gaúcha, que está comemorando 250 anos de fundação. E olha que polos importantes do interior suspenderam a folia, como Uruguaiana, Pelotas, Guaíba, Canoas, Tapes, Santa Maria, Santana do Livramento, Arroio do Sal, Jaguarão, Rio Grande, etc. Mas cá entre nós: não foi só por causa da Covid.
Enfim, a expectativa era grande para os desfiles de Porto Alegre em 2022! Às duas ligas gestoras do carnaval, UESPA e UECGAPA, somaram forças a duas empresas para a promoção da festa: a produtora Cubo Filmes (detentora dos direitos de transmissão em vídeo dos desfiles) e a 3M Eventos e Produções (responsável pela montagem da infraestrutura do sambódromo).
Foi o carnaval da retomada, cheio de resistência e de luta. Três noites de empenho com as escolas levando para o Sambódromo garra e determinação entregando um belo espetáculo para a comunidade carnavalesca.
A Imperadores do Samba se sagrou campeã do Carnaval 2022, com o enredo “Imperadores do Samba Orgulhosamente Apresenta um Espetáculo entre os Palcos da Cidade”. Entre os destaques da vermelha e branca estavam carros alegóricos representando grandes palcos da capital gaúcha, como o Theatro São Pedro, o Anfiteatro Pôr-do-Sol e a Casa de Cultura Mario Quintana.
Com 159,9 pontos, a Imperadores conquistou o 21º título, seguida pelos Bambas da Orgia, em segundo lugar, com 159,6, e a Imperatriz Dona Leopoldina, em terceiro,com 158,4. A Império da Zona Norte, com 157,6 pontos, ficou em nono lugar e, conforme o regulamento do carnaval, foi rebaixada e vai desfilar na Série Prata em 2023.
A campeã do Grupo Prata foi a Realeza. Conhecida como a “Mimosa” do bairro Partenon, a escola abordou o tema “Eles Combinaram de Nos Matar, Nós Combinamos de Não Morrer”, sobre a resistência do povo preto, especialmente no Rio Grande do Sul, mencionando a participação dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha e também evocou a religiosidade do negro gaúcho. O segundo lugar ficou com a Unidos Vila Isabel. As duas primeiras sobem para o Grupo Ouro em 2023, que contará com dez escolas de samba.
No Grupo Bronze, a vencedora foi a Filhos de Maria, que levou para o desfile a história de sucesso da Orquestra Villa-Lobos, escola musical sediada na Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre, mesmo bairro da entidade campeã. Protegidos da Princesa Isabel ficou em segundo, Mocidade Independente da Lomba Pinheiro em terceiro e Acadêmicos da Orgia em quarto lugar. As quatro ascendem ao Grupo Prata ano que vem, que terá dez agremiações.
Conforme o regulamento do Carnaval 2022 de Porto Alegre, a Série Bronze será extinta em 2023 e as duas últimas escolas posicionadas nesta categoria (Unidos do Guajuviras, de Canoas, e Academia de Samba Cohab-Santa Rita, de Guaíba) só voltarão a desfilar competitivamente na capital a partir de 2025.
Enfim, os repiques e os tamborins voltaram a soar, os cavacos voltaram a chorar, assim como os giros das alas de baianas e o bailar dos mestres-salas e porta-bandeiras. Que em 2023 voltemos ao calendário normal de desfiles. Não há tristeza que possa suportar tanta alegria.
CARNAVAL 2022 – CLASSIFICAÇÃO FINAL
Série Ouro
1. Imperadores do Samba 159,9 pts
2. Bambas da Orgia 159,6 pts
3. Imperatriz Dona Leopoldina 158,4 pts
4. Estado Maior da Restinga 158,3 pts
5. Fidalgos e Aristocratas 157,9 pts
6. Império do Sol 157,8 pts
7. Acadêmicos de Gravataí 157,7 pts
8. União da Vila do IAPI 157,7 pts
9. Império da Zona Norte 157,6 pts
Série Prata
1. Realeza 158,9 pts (SOBE PARA O OURO)
2. Vila Isabel 158,8 pts (SOBE PARA O OURO)
3. União da Tinga 157.9 pts
4. Praiana 157.9 pts
5. Copacabana 157,8 pts
6. Unidos de Vila Mapa 156, 9 pts
7. Samba Puro 156,7 pts
Série Bronze
1. Filhos de Maria 159,1 pts (SOBE PARA O PRATA)
2. Protegidos da Princesa Isabel 158,1 pts (SOBE PARA O PRATA)
3. Mocidade da Lomba do Pinheiro 156,9 pts (SOBE PARA O PRATA)
4. Acadêmicos da Orgia 156,6 pts (SOBE PARA O PRATA)
5. Unidos do Guajuviras 156,3 pts (a escola se licencia compulsoriamente do carnaval de Porto Alegre por 2 anos)
6. Academia de Samba Cohab-Santa Rita 137,1 pts (a escola se licencia compulsoriamente do carnaval de Porto Alegre por 2 anos)
* * *
Gerson Brisolara é capricorniano, jornalista formado pela UFRGS, apaixonado por música, carnaval, literatura, cinema e gente alto-astral. Nos meios de comunicação, já passou por várias redações atuando como repórter, redator, produtor, editor, assessor de imprensa e apresentador: UlbraTV, Rádio Bandeirantes, Jornal do Comércio, Correio do Povo, Rádio da Universidade, TV Pampa, Rádio Guaíba, Rede Metodista de Educação do Sul e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. No carnaval atua como jurado, temista, colaborador no site Sambario, folhetim Kazumba e apresentador de programas carnavalescos na Rádio Saldanha, Rádio Reação FM e no portal Carnaval Enfoco. Em sua monografia de conclusão de curso abordou estudo de caso da cobertura da TV Manchete no carnaval carioca. Participa de transmissões de desfiles de escolas de samba desde 1996.