CARNAVAL PARA LER E ASSISTIR


 ENREDOS INSPIRADOS EM LIVROS OU FILMES QUE IRÃO PARA A AVENIDA EM 2024

Não é de hoje que as escolas de samba recorrem a obras literárias para servir de base para seus enredos.

Destacamos neste artigo alguns temas inspirados em livros, que serão levados para a Avenida em 2024.  Estas obras abastecem a fundamentação das sinopses e mostram que, além de ser uma festa audiovisual, o carnaval também tem muito de pesquisa e literatura.

Lunário Perpétuo


“Lunário Perpétuo” é o nome pelo qual ficou mais conhecido um almanaque ilustrado com xilogravuras composto por Jerónimo Cortés e publicado em Valência, na Espanha, em 1594.

O Lunário oferecia conselhos e orientações sobre os mais variados aspectos da vida, incluindo tabelas das fases da lua, dos eclipses do sol e das festas móveis, previsões do tempo, horóscopos, elementos de direito, navegação, teologia, saúde, agricultura, maneiras de interpretar o comportamento dos animais, biografias de santos e papas, e outros dados de interesse geral.

A obra será o enfoque do desfile da Unidos do Porto da Pedra em 2024.

Um Defeito de Cor


Este foi o livro que inspirou o enredo da Portela para o carnaval de 2024.

A obra da escritora mineira Ana Maria Gonçalves tem 1.200 páginas e vai se desenvolver na Avenida por meio de uma carta sonhada pelos carnavalescos Antônio Gonzaga e André Rodrigues, na qual o baiano Luís Gama (1830 – 1882), patrono da abolição da escravidão do Brasil, se dirige a sua mãe Kehinde, chamada no Brasil de Luísa Mahin, de quem foi separado ainda criança.

Meu Destino É Ser Onça 


A Acadêmicos do Grande Rio teve como inspiração para seu desfile em 2024 o livro do escritor carioca Alberto Mussa, que narra que a onça possui papel central na cosmovisão dos Tupinambá. 

Assim, a obra reflete sobre a importância dessa simbologia para as narrativas míticas de outras nações indígenas brasileiras e latino-americanas.

 Paulicéia Desvairada


Uma das obras mais famosas do poeta Mário de Andrade (1893 – 1945), “Paulicéia Desvairada”, reúne poemas de uma época de mudanças em São Paulo, que ganhava uma paisagem cada vez mais urbana e menos rural.

Em 2024, com o enredo “Brasileia Desvairada”, a escola de samba paulistana Mocidade Alegre vai viajar pelo Brasil com Mário, através das viagens que o escritor fez. É um encontro com o povo e a cultura popular que nos forma.

O Testamento da Cigana Esmeralda


Atual campeã, a Imperatriz Leopoldinense levará à Sapucaí em 2024 enredo sobre testamento de cigana escrito há mais de 100 anos.

O desenvolvimento do tema é inspirado em um pequeno folheto que fala sobre o encontro do testamento da cigana Bruges de Esmeralda e seus ensinamentos místicos.

A Queda do Céu


O xamã Davi Kopenawa, líder político do povo Yanomami, é o primeiro indígena a participar da criação de um enredo para escolas de samba do Rio. “A Queda do Céu”, livro assinado por ele e o antropólogo Bruce Albert, é a inspiração maior para o desfile da Acadêmicos do Salgueiro no Carnaval de 2024, cujo tema é “Hutukara”.

O Salgueiro quer fazer um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região.

João Cândido – O Almirante Negro


Vários livros contaram a saga de João Cândido (1880 – 1969), marinheiro negro gaúcho que, em 22 de novembro de 1910, liderou a Revolta da Chibata, extraordinário acontecimento político e social. O personagem, que será enredo da Paraíso do Tuiuti em 2024, nasceu filho de escravos e morreu como pária, no auge da repressão da ditadura militar. 

Escolhemos o livro do escritor gaúcho Alcy Cheuiche, especialista em romances históricos, que dedica sua obra a todos que ajudaram a tirar o Almirante Negro da sua última masmorra: o esquecimento.

Lia de Itamaracá: Nas rodas da cultura popular


A jornalista Michelle de Assumpção nos conta a história da pernambucana Lia de Itamaracá, a menina que cresceu com o desejo de se tornar cantora e, hoje, é conhecida, inclusive fora do país, como a Rainha da Ciranda.

Lia de Itamaracá será enredo no Anhembi, em São Paulo, pela Nenê de Vila Matilde e na Sapucaí, no Rio, com a Império da Tijuca.

Omimirá, da Tristeza Para a Alegria


“Ominira”, tema-enredo que a escola de samba Filhos de Maria vai apresentar no carnaval de Porto Alegre 2024, é inspirado em um conto de autoria do escritor gaúcho Gilberto Manoel Soares. A obra resgata parte da história de mulheres e homens negros que buscaram suas liberdades num período anterior ao fim da escravidão na capital gaúcha.

Na narrativa, uma ancestral da matriarca que foi escravizada em África resgata episódios da vida de seus antepassados com episódios em que recebem a proteção de seus orixás ancestrais Xangô, Oxumaré e Oxum.

A obra foi lançada na Feira do Livro de Porto Alegre em 2023. 

 Nise, o Coração da Loucura 


Neste caso, se trata não de um livro, mas de um filme. Nos anos 1950, a psiquiatra Nise da Silveira (1905 - 1999), contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época, é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.

O Arranco do Engenho de Dentro, escola de samba que desfila na Série Ouro do Rio de Janeiro, vai mostrar em 2024 o legado da médica (aluna de Carl Jung) com o enredo “Nise, Reimaginação da Loucura”.