A Poética do Samba-Enredo – A canção das escolas de samba de Porto Alegre

Foto Cesar Lopes/PMPA - Sul21, 2022.

Raymundo, Jackson. A Poética do Samba-Enredo –  A canção das escolas de samba de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Letras), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

Resumo: No século XX, o samba se tornou verdadeiro sinônimo de “brasilidade”. Num contexto de afirmação de nacionalismos, o ritmo outrora perseguido pelas autoridades policiais se tornou um símbolo pátrio. Com a fundação das escolas de samba, não só o carnaval muda a sua cara e se torna mais “ordeiro”, mas cria-se um gênero artístico próprio: o desfile de escolas de samba, gênero que desenvolve a sua própria canção, o samba-enredo.
Esta pesquisa tem por objetivo esmiuçar os elementos literários/cancionais do samba-enredo, em busca do que o caracteriza como gênero cancional. O estudo sobre o samba-enredo deve estar relacionado ao gênero artístico do qual é indissolúvel. A análise é panorâmica, mas o aprofundamento de corpus se dá a partir das canções produzidas pelas escolas de samba de Porto Alegre no período entre 1976 e 2014. Diante disso, foram montadas unidades de sentido e sistematizados longas durações, ciclos e eventos.