"Elas por elas": representações das identidades da mulher na 3ª saída do bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, em Porto Alegre


SILVA, Gabriela Marluce. "Elas por elas": representações das identidades da mulher na 3ª saída do bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, em Porto Alegre. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

Resumo: O presente trabalho tem como temática a representação e a identidade da mulher através do carnaval. A pergunta problema é: Como as identidades das mulheres são representadas pelo Bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só na saída de 2019 e quem são essas mulheres? O objetivo geral é reconhecer que identidade de mulher é representada no cortejo e os objetivos específicos são compreender como o Bloco se organiza e identificar as formas utilizadas para representar a mulher. Para tanto, foi realizada uma pesquisa participante em que a pesquisadora foi a campo observar e participar da saída do Bloco. As análises foram realizadas a partir do que foi vivenciado e registrado no processo de observação e participação durante o cortejo. Constatou-se que a figura feminina é representada pelo Bloco como forte e resistente, como alvo da violência de gênero, e como livre e dona de si — utilizando das performances, da música, das fantasias, dos cartazes e da poesia como elementos representacionais.

Palavras-chave: Representação; Identidade de Gênero; Carnaval; Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só


👆 Baixar Documento 👆