“RIO GRANDE DO SUL, SEU FOLCLORE, SUA GENTE, TAMBÉM PARTICIPARAM DESSA FESTA DIFERENTE...”

Unidos de São Carlos (Estácio de Sá): o samba que fez história com o "Preto Forro"

Em 1972, a então Unidos de São Carlos (que onze anos mais tarde viria a se tornar a Estácio de Sá), fez história com o enredo “Rio Grande do Sul na Festa do Preto Forro”. E quando a gente fala que fez história, é literal: esse foi o primeiro samba-enredo a ganhar o Estandarte de Ouro, prêmio recém-criado naquele ano pelo jornal O Globo, ainda hoje considerado o mais respeitado do carnaval carioca.

Rio Grande do Sul
Seu folclore, sua gente
Também participaram
Dessa festa diferente
(Nilo Mendes e Dário Marciano – 1972)


O enredo exaltou uma festa celebrada por negros libertos, com instrumentos tradicionais e saudações aos orixás na comunidade Boca do Mato, localizada na serra dos Pretos Forros, um antigo quilombo no Rio de Janeiro. Boca do Mato é uma comunidade antiga, possivelmente ocupada desde o século XVII e a serra dos Pretos Forros recebeu esse nome devido aos seus primeiros moradores, negros alforriados e foragidos. ​

A comunidade já teve sua própria escola de samba, a Aprendizes da Boca do Mato, fundada no ano de 1954. Foi nela que Martinho da Vila começou a dar seus primeiros passos no mundo do samba. Lá, ele venceu por sete vezes consecutivas a disputa de sambas-enredo nos anos 60.

Desfile da São Carlos no carnaval de 1972, com presença de Beth Carvalho, uma das artistas que gravou o samba. Foto: Jorge Peter.

A história da comunidade Boca do Mato é marcada por processos de marginalização social e racial, refletindo a exclusão das comunidades negras na narrativa histórica.

Embora o título mencione o Rio Grande do Sul, a festa retratada é simbólica e representa a diversidade cultural do Brasil. A letra evoca imagens de capoeira, tambores e religiosidade sob o luar. O “Preto Forro” simboliza espaços de resistência e celebração após a escravidão. O samba se tornou um marco na valorização da cultura negra. E mesmo sem retratar o Rio Grande do Sul diretamente, reconhece seu povo nessa grande festa afro-brasileira.








Post a Comment